top of page
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest ícone social

Blog

De mãe a mais

Beijando dodóis

  • Foto do escritor: artepranaoenlouquecer
    artepranaoenlouquecer
  • 7 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Carinho cura. Não é força de expressão. Dia das mães chegando, pensei em escrever sobre isso. Quantas vezes você já ouviu esse pedido "Mamãe, me dá um abraço?" ou falou pro seu filho ou filha: "Deixa a mamãe dar um beijinho que passa!"?

O fato é que beijar dodóis pode ser um ótimo remédio, quem é mãe sabe, quem é filho também (desde que não tenha perdido a criança interior), não importa a idade. Tanto beijo quanto abraço, alivia a dor, diminui a ansiedade, dá sensação de acolhimento e proteção, aumenta a auto-estima e fortalece os laços de confiança e cumplicidade. Como mãe (e tia) tenho beijado uns tantos dodóis e sei da eficácia desse tratamento. Existe um elo de confiança entre quem se relaciona desse jeito, e a gente sabe que o lado emocional sempre acaba influenciando o físico. E, fala pra mim, tem coisa melhor que abraço de filho? E cheiro de filho? Acaba sendo um remédio pra os dois lados, pra quem dá e pra quem recebe. Um dos motivos é que, quando abraçamos, nosso organismo libera a produção de um hormônio chamado oxitocina, responsável por todas essas sensações de bem estar. Dizem que um abraço de 20 segundo equivale a um mês de terapia! (Leia mais sobre a Oxitocina em A Mente é Maravilhosa). Mas, como filha, posso te falar que toda essa coisa de ciência pouco importa. O que importa mesmo é o colo, o cuidado, o calor. É o cheiro da nossa mãe. O beijo no dodói é só mais um motivo pra ela olhar pra nós. O que a gente quer é atenção. Muitas vezes um pretexto pra falar do nosso problema. Deus me deu mais de uma mãe (depois explico melhor). A que me trouxe pro mundo e graças a Deus está comigo hoje e a que, também graças a Deus, me criou e que já está com o Papai-do-céu (Saudades). Abraços em dobro! Deus é muito bom! Eu sempre fui tímida e calada... minha mãe sabia como ninguém encontrar o caminho pra se comunicar comigo, muitas vezes só de olhar nos meus olhos ela já sabia... e tinha tantos truques pra me fazer falar, que quando eu percebia, a alma já tava lá, sangrando todas as minhas verdades boca afora. Por que nem sempre o dodói é no corpo. E esse tipo é mais difícil de perceber. E de sarar também.

Abrace, abrace muito. E beije muitos dodóis também. Pouca gente no mundo vai poder fazer isso por seus filhos além de você. Feliz dia das mães e dos filhos!




Comentários


     - Diy  -  Filhos  -  Lugares legais  -  Organização pessoal  -  Comidinhas  -  Vida de mãe  -  EBD  -  Artesanato  -  Memórias  -  Bullet journal  -  Dia a dia  -  Coisas de tia  -  Invenções  -

Cadastre o seu e-mail pra receber novidades!

© 2023 by Lovely Little Things. Proudly created with Wix.com

  • Instagram ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Facebook ícone social
bottom of page